quarta-feira, 31 de dezembro de 2014


O possível fim dos maias no 'Grande Buraco Azul'Pesquisa realizada analisou a composição de caverna submersa no Mar do Caribe.

Resultados obtidos com a pesquisa apontam como tese, que uma grande seca acabou com civilização maia.Novas análises feitas com minerais retirados da caverna conhecida como "O Grande Buraco Azul", em Belize, na América Central, dão indícios sobre supostos motivos que levaram ao fim da civilização maia. Os resultados do estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Rice, no Texas, corroboram uma teoria já existente: a de que uma grande seca teria levado ao desaparecimento da sociedade maia.

A equipe de pesquisadores perfurou a caverna( O grande buraco azul )encontrando seguimentos para pesquisas. com analise feita o que mais chama a atenção foi a relação à quantidade de titânio e alumínio. A análise dos sedimentos e dos corais demonstrou que ocorreu um período  extenso de seca extrema entre 800 d.C e 900 d.C, que coincide com o momento em que a civilização maia começou a se desintegrar. A partir dessa época, eles entraram em declínio econômico e cultural, e perderam influência com a ascensão de outros povos, como os toltecas. Acabaram dominados pelos espanhóis.


0 comentários:

Postar um comentário