terça-feira, 7 de julho de 2015


Acadêmico de Engenharia Elétrica Constrói protótipo de carro elétrico autossuficiente em energia.

No dia 25 de junho de 2015 as 16:00 horas em de Marcilio Dias-SC Distrito de Canoinhas, Jardel Eugenio Silva, 40 anos, natural de União da Vitória, residente em São Mateus do Sul-Pr. defendeu trabalho de conclusão de curso (TCC) em engenharia elétrica, na Universidade do Contestado (UnC), o universitário construiu um protótipo de veículo elétrico autossuficiente em energia, o mesmo foi submetido a avaliações, pelos professores: Prof. Me. Luis Eduardo Palomino Bolivar, Prof. Leonardo Peters Prof. Me. Marcos Paulo Hirth, e obteve aprovação com nota máxima. O VE CONTESTADO - 01 foi desenvolvido ao longo de três anos de estudos e pesquisas sobre orientação do Professor Me. Luis Eduardo Palomino Bolívar até sua conclusão com êxito.
O Protótipo foi construido com Objetivo de comprovar que é possível construir veículos autossuficiente em energia e com maior eficiência energética, pois os veículos com motor a combustão interna (MCI), além de serem poluentes sua eficiência é surpreendentemente baixa. todo calor expelido como gases da exaustão ou que vai para o radiador é energia desperdiçada, o motor também usa uma quantia conciderevel de energia para acionar bombas, ventiladores e geradores em funcionamento. De tal forma que a eficiência global desse motor é de 20%. Isto é, cerca de 20% do conteúdo da energia térmica do combustivel é convertida em trabalho mecânico (Gonzales, E. R., out 2000). Enquanto um motor elétrico brushless (BLDC) tem uma eficiência bem razoável, aproximadamente 88%. Jardel é empresário e trabalha como técnico em laboratório fotográfico digital, especificamente com manutenção de laser e conserto de placas eletrônicas. Além de estar se formando em engenharia Elétrica, é também Bacharel em Ciências Econômicas. “O primeiro curso me ensinou ser empresário, o segundo curso é amor pela área da tecnologia e desenvolvimento, na qual pretendo fazer mestrado, e doutorado. Ao longo desses meus 40 anos aprendi que não existe nada mais gratificante do que trabalhar na área que gosta. Foi um grande desafio voltar para uma sala de aula depois de muitos anos longe, mudar toda rotina diária, estudar com colegas mais novos, mas também é muito gratificante a troca de conhecimentos e experiência”. O protótipo (VE CONTESTADO – 01) é um sucesso superou as espectativas, tem uma autonomia de 46 minutos, atinge uma velocidade de 50Km por hora, demora 4 horas para recarregar suas baterias através da energia solar, e 6 horas atraves da rede elétrica.
Uma das primeiras dificuldades, foi encontrar literaturas especificas para usar como referencial teórico, pois apesar do carro elétrico ser um conceito antigo, (pois os veículos elétricos estão entre os primeiros carros construídos durante os anos iniciais da indústria automobilística. O primeiro veículo independente a rodar com eletricidade foi construído na década de 1830, na Escócia. A fonte de energia para esse veículo não era recarregável, um problema considerável) quase não se encontra literaturas que tenha abordagem cientifica, tive que importar de Portugal, e dos Estados Unidos. Minha experiência na área de automação e robótica facilitou muito na construção do Protótipo. A primeira etapa da construção VE CONTESTADO – 01 foi definir a plataforma mecânica a ser usada, segunda etapa tipo de motor, terceira etapa tipo de baterias, quarta etapa tipos de células fotovoltaicas. Após essas etapas escolher os fabricantes (fornecedores). Do início ao fim, desde da pesquisa ao desenvolvimento do protótipo foi feito por mim sobre orientação Prof. Me. Luis Eduardo Palomino Bolívar, só terceirizei a mão-de-obra de, pintura, e soldagens. O protótipo teve um custo de aproximadamente de 17 mil reais. “Não tive patrocínio só apoio e orientação do Grupo de pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis da UnC onde o professor Palomino atua como líder do grupo” “O veículo elétrico é o futuro, suas limitações ainda são as baterias, a partir do momento que sua tecnologia melhorar tornando-as mais densas em energia, com um custo de produção mais baixo, o veículo movido a motor de combustão interna vai virar passado. Pois os motores elétricos funcionam o tempo todo e raramente requer manutenção, e não há muita coisa em um motor elétrico que pode se desgastar e, quando isso acontecer, vai ser relativamente simples para substituir, devido sua simplicidade. Manter um carro elétrico, vai custar cerca de um terço do custo atual de manutenção de um carro movido a motor a combustão interna. Isto é, até que a bateria começa a se desgastar, e isso vai a acontecer desde o primeiro dia, mas a perda é tão pequena no inicio, que mesmo depois de vários ciclos de carga e descarga parecerá imperceptível”.

 Criado por: Jardel Eugenio Silva


4 comentários:

  1. Solicito que acrescentem os crédito na matéria, caso contrário será tomado as providencias cabíveis.

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  2. Cópia parcial também é plágio! E deve ser dado os devidos créditos. Essa matéria foi publicada pelo Jornal Gazeta Informativa:

    http://www.gazetainformativa.com.br/academico-constroi-prototipo-de-veiculo-eletrico-autossuficiente-em-energia/

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    1. Bom dia
      Prezado, seria plagio se eu não fosse o autor do texto, que houve foi apenas uma fonte em comum, de qualquer forma a matérias sobre esse assuntos são parecidas.

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  3. Olá, gostaria de saber se há o trabalho escrito disponível?
    Sou estudante de Engenharia elétrica e estou no mesmo seguimento de construção de um carro elétrico e estou em buscas de TCC's, teses e todo material que contenha esse assunto para que possa seguir um caminho certo.

    Desde já agradeço.

    ATT,

    Samuel Kojicovski

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